DIODO CARACTER STICAS
Escola Politécnica de Pernambuco - POLI
Diodo
Laboratório de Eletrônica 1
Docente Evio Araújo
Daffine Rafaelle Dias do Nascimento
Engenharia Elétrica de Telecomunicações
Recife, 2015
Diodo
1. Definição
São componentes eletrônicos de uma aplicação muito diversa. São compostos de dois materiais semi condutores. Por esse motivo, ele permite ou impede a passagem de corrente elétrica dependendo da tensão aplicada no circuito e dependendo do sentido em que é instalado (em corrente contínua), conduzindo apenas tensões acima de 0,6 a 0,7V. Como é um componente que só conduz corrente em um sentido, é comumente utilizado como retificador para corrente alternada.
2. Propriedades A corrente fornecida pelas empresas energéticas são alternadas, ou seja, mudam sua polaridade entre positivo e negativo com uma frequência de 60 Hz. Porém, a maioria dos aparelhos eletrônicos que utilizamos funciona somente com corrente contínua, ou seja, uma só polaridade. Dizemos que o diodo funciona como uma chave fechada (resistência zero) para uma polaridade da tensão de entrada e como uma chave aberta (resistência infinita) para a polaridade oposta.
Sendo assim, a função do diodo em um circuito é deixar passar a corrente elétrica em apenas uma polaridade. Observe a figura:
O gráfico mostra a tensão de entrada do diodo oscilando entre o positivo e o negativo
Após passar pelo diodo, a tensão passa a ter apenas uma polaridade:
O gráfico mostra a tensão de saída do diodo. Agora ela tem apenas polaridade positiva
O diodo é construído a partir de materiais semi condutores, como o silício ou o germânio, que são fundidos para criar uma junção PN, sendo que P representa a polaridade positiva e N, a negativa. A polaridade positiva P de um diodo é onde há falta de elétrons, sendo essa região também chamada de lacuna ou buraco. A parte negativa N possui excesso de elétrons.
A condução de corrente elétrica dependerá da forma