Relatorio
FÍSICA IIl
FAMILIARIZAÇÃO COM O CÓDIGO DE CORES PARA A IDENTIFICAÇÃO DE UM RESISTOR
Salvador
2015
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR - UCSAL
TURMA: QUARTA FEIRA – 9:50 A 11:15
FÍSICA IIl
FAMILIARIZAÇÃO COM O CÓDIGO DE CORES PARA A IDENTIFICAÇÃO DE UM RESISTOR
Relatório apresentado ao Departamento de Engenharia, Universidade Católica do Salvador – UCSAL, como requisito parcial de avaliação da Disciplina Física lII.
Orientador: Prof. Antônio Roberto de Azevedo Bião
Salvador
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO TEORICA 4
2. OBJETIVOS 7
3. MÉTODO EXPERIMENTAL 7
4. RESULTADO E DISCURSSÃO 7
5. CONCLUSÕES E SUGESTÕES 8
6. APLICAÇÕES NAS CIENCIAS E TECNOLOGIA 9
7. BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................10
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA
1.1 Corrente elétrica
Para poder entender o que é um resistor é preciso saber o que é uma corrente elétrica. Os elétrons se movimentam de maneira totalmente aleatória e imprevisível isso em qualquer material condutor. Quando o condutor é submetido a uma diferença de potencial, faz com que se atue um campo elétrico no material e como os elétrons são cargas elétricas, eles serão afetados por esse campo e com isso serão orientados todos em uma só direção é como se define como corrente elétrica.
1.2 Resistores
Resistores são dispositivos elétrico bastante utilizado como elemento de circuitos elétricos, a unidade de medida de resistência no SI é chamada Ohm. Tem como funções converter energia elétrica em energia térmica, ou seja, são utilizados como dissipadores de eletricidade, a Lei de Joule e o controle de voltagem em qualquer parte do circuito, pois fornece uma resistência à passagem da corrente elétrica deixando difícil a passagem das cargas elétricas.
1.3 Primeira lei de Ohm
A primeira lei de Ohm ela fala que a corrente elétrica, simbolizada