A TECNOLOGIA COMO INSTRUMENTO NO AUXÍLIO AO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
MOURA, Ayla Cristina Lopes1
Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida
RESUMO
A tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade atual, e está se fazendo necessária à educação. Por isso, considera-se de extrema importância a aproximação entre a educação e as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Portanto, com o desenvolvimento das TICs e de sua aparente utilidade ao ensino – mais especificadamente ao de línguas estrangeiras –, o objetivo de melhorá-lo poderá ser alcançado, podendo também haver um grande avanço educacional. A pesquisa tem como meta mostrar o quanto essas TICs tem auxiliado no ensino de línguas estrangeiras. Isto será comprovado através de experiência profissional e pessoal em sala de aula, com a observação do desempenho dos alunos quando os mesmos tinham acesso a essas tecnologias de informação e comunicação no apoio ao seu aprendizado. O resultado da pesquisa foi constatado através do bom desempenho dos alunos nas tarefas e avaliações em sala de aula e nas situações do cotidiano.
Palavras-chave: Tecnologia. Educação. Ensino. Línguas.
INTRODUÇÃO
Da mesma forma que quase nenhum grande negócio não começa grandioso, a tecnologia também teve – e ainda tem – que passar por inúmeras transformações a fim de se aprimorar e obter sucesso. A sua evolução passou por variados erros, acertos, tentativas, melhoramentos na busca da obtenção de melhores resultados.
A tecnologia sempre existiu, mesmo que não fosse conhecida dessa maneira. Ela possui ferramentas na qual podem ser utilizadas pelas pessoas para fins corriqueiros, ou seja, utilizadas para facilitar algumas questões talvez levassem muito tempo para serem resolvidas. Isso torna mais práticas algumas atividades diárias.
Atualmente, novas formas de pensar, agir, executar tarefas ou comunicar-se têm sido introduzidas no cotidiano. Nunca houve tantas modificações no dia