Fundamentos de Química
Histórico:
Em 1871, Dimitri Ivanovich Mendeleev previu a existência e propriedades de um elemento após o zinco (Zn) na tabela periódica e deu o nome de "eka aluminum", sendo descoberto espectroscopicamente por Lecoq de Boisbandran em 1875, onde no mesmo ano, obteve o metal livre por eletrólise de uma solução do hidróxido de gálio [Ga(OH)3] com hidróxido de potássio (KOH).
O gálio (Ga) é um metal representativo do 4º período e 13º grupo da tabela periódica, pertencendo a família do Boro (B).
Propriedades físicas e químicas:
*É um metal sólido, porém, como o mercúrio pode ser líquido à temperatura ambiente.
*Seu ponto de ebulição está 2145°C após o de fusão (aproximadamente 30°C). Sendo um dos maiores intervalos de fusão-ebulição identificados.
*Ao se solidificar, o seu volume aumenta em cerca de 3%.
*É supercondutor a aproximadamente -272°C.
*Arsenieto de gálio pode converter diretamente eletricidade em luz.
Curiosidades: Quando o gálio foi descoberto pensava-se que o metal teria vastas aplicações devido às suas propriedades singulares:
É relativamente inerte, não tóxico e com um ponto de fusão pouco acima da temperatura ambiente.
Durante algum tempo pensou-se em aplicar o gálio como líquido isolante em sistemas de vácuo nos reatores nucleares ou em próteses dentárias.
No entanto, não foi uma propriedade física, mas sim uma química, que determinou o seu primeiro uso importante.
O gálio foi usado na análise espectroscópica de óxido de urânio em estudos da Comissão de Energia Atómica.
Laurêncio
Histórico:
Identificado em 1961 por um grupo de cientistas, no laboratório de Radiação Berkeley na Califórnia-EUA, através do bombardeio de um alvo de califórnio com íons de boro.
É um elemento sintético, radioativo e de curta duração. O principal isótopo de laurêncio é o laurêncio-262 que possui uma meia-vida de 3,6 horas.
O Laurêncio (Lr) é um metal, membro da série dos actinídeos da tabela periódica e pertence ao sétimo período no