A tecnologia aplicada ao processo ensino/aprendizagem de língua inglesa
Neste artigo procura-se ressaltar as possibilidades educacionais oferecidas pelas tecnologias de informação e pela rede mundial de computadores, conhecida como internet, e relacioná-las ao processo educativo, mais precisamente ao processo ensino/aprendizagem da língua inglesa.
Palavras chave: processo educativo – tecnologias – língua inglesa
INTRODUÇÃO
A crescente complexidade de nossa sociedade impõe exigências semelhantes aos indivíduos. Estes precisam de uma melhor e constante formação para sobreviver economicamente e prosperar socialmente. Temos visto o desenvolvimento de diversas novas tecnologias de informação e comunicação, como rádio, telefone, televisão, videocassete, DVD, computadores, redes de telecomunicação, internet.
Estes novos recursos têm provocado inúmeras transformações no mundo contemporâneo, não apenas no modo de agir, mas também criando novas formas de pensar, de aprender e de ensinar. As próprias relações entre os seres humanos estão sendo rapidamente (re) elaboradas, mediadas por estas tecnologias.
Sendo assim, tem sido importante refletir sobre as mudanças educacionais motivadas por estas tecnologias, propondo novas dinâmicas educacionais.Tais mudanças e renovações chegaram à escola exigindo egressos dinâmicos, críticos e familiarizados com os recursos tecnológicos. Vale ressaltar que o domínio de uma língua estrangeira, como a língua inglesa, torna-se, também, cada vez mais imprescindível.
Considerando a dificuldade apresentada pelo aluno, de 7 a 16 anos, em adquirir a língua inglesa padrão - muitas vezes proveniente da falta de estímulos em aprender a língua inglesa - constata-se que podemos unir o útil ao agradável e fazer uso do computador visando tornar o aprendizado da língua inglesa mais prazeroso, significativo e motivador para o aluno. Ao utilizar os recursos da informática, o educador pode enfatizar a prática da comunicação escrita em língua inglesa utilizando os diversos meios de comunicação