O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Marcos Daniel e Olizia Leão
Curso de Letras Inglês habilitação em Português
Polo Taguatinga
Orientadora: Michele Lidiane da Silva
RESUMO
Este estudo tem como objetivo analisar não só algumas metodologias usadas no ensino da língua inglesa, como também concepções de professores e alunos sobre a interação entre eles em sala de aula e o papel desta interação no processo ensino/ aprendizagem. Daí a importância de se trazer à tona o conhecimento sobre as metodologias disponíveis para o ensino da língua, para que as aulas se tornem mais produtivas, dinâmicas e atraentes levando o educando a obter o sucesso desejado. Concluiu-se que é necessário avaliar uma série de fatores fundamentais antes da escolha do método e material para aprendizagem da lingua estrangeira., pois As novas tecnologias audiovisuais são recursos didático-pedagógicos com alto potencial de interatividade.
Palavras-chave: Ensino; aprendizagem; metodologia; interação.
1 INTRODUÇÃO
Um dos problemas mais imediato para um professor de línguas é determinar os métodos e técnicas ideais a serem utilizados em sala de aula. Sabe-se que qualquer que seja a técnica de ensino escolhida deve-se considerar os conteúdos a serem ministrados. Como são inúmeras essas práticas pedagógicas, a forma de como ocorrem varia muito.
Torna-se necessário, portanto, que o professor leve em conta as características do aluno, a idade, os objetivos, interesses e o tempo disponível. Para isso é preciso também ter critério na escolha de atividades e saber aplicar as técnicas de ensino com eficiência. Outro grande problema ocorre quando o método de ensino, ensinado nos livros, deve ser criteriosamente seguido, o que limita a atuação do professor, impedindo muitas vezes que o mesmo desenvolva sua capacidade criativa, em benefício dos seus alunos.
Na perspectiva dos métodos a serem aplicados, o presente trabalho de