tecnologias Emergentes
Tecnologias emergentes são inovações com base científica que detêm o potencial de criar um novo setor ou de transformar um já existente. Incluem tecnologias descontínuas derivadas de inovações radicais (por exemplo: a bioterapia, a fotografia digital, os supercondutores de alta temperatura, os micros robôs ou os computadores portáteis), além de tecnologias mais evolutivas formadas pela convergência de correntes de pesquisa antes separadas (por exemplo: as imagens de ressonância magnética, o banco eletrônico, a TV de alta definição e a internet). Cada uma dessas tecnologias oferece uma rica fonte de oportunidade de mercado, proporcionando o incentivo para que sejam feitos investimentos arriscados.
Oportunidades comerciais:
Os empreendedores são frequentemente inventores e inovadores que estão na vanguarda de suas áreas. As novas tecnologias podem apresentar oportunidades de negócios para os pequenos empresários com base em novas invenções ou ideias novas que fazem uso da tecnologia emergente. Por exemplo, muitos sites de sucesso como o YouTube e o Facebook começou como pequenas operações de tentar oferecer serviços de Internet de usuários únicos.
Algumas tecnologias emergentes
Pode parecer um futuro distante, mas tecnologias como: o uso e conversão de gás carbônico, medicamento em nanoescala, purificação de água energicamente eficiente, já estão sendo testadas ou em fase avançada de desenvolvimento.
Uso e conversão de gás carbônico
Hoje, muitos estudos apontam a possibilidade de usar a energia solar para transformar o dióxido de carbono em combustível para veículos. Uma das abordagens mais promissoras usa bactérias fotossintéticas geneticamente modificadas para transformar resíduos de CO2 em combustíveis líquidos ou produtos químicos de baixo custo usando sistemas conversores alimentados por energia solar.
Purificação de água energicamente eficiente
Novas tecnologias devem viabilizar a dessalinização da