Tecnologias emergentes
TECNOLOGIAS EMERGENTES: BIOMETRIA
CURITIBA
2012
TECNOLOGIAS EMERGENTES: BIOMETRIA
CURITIBA
2012
INTRODUCAO
O presente estudo objetiva analisar as diferentes formas de controle de acesso de pessoas dentro da administração. Dentre os tradicionais meios: porta, catraca, cartão ponto, barreira de parque, elevador ou outra barreira física, trabalharemos com uma tecnologia emergente chamada biometria, haja vista ser um artificio de maior complexidade para a administração publica ter um maior controle dos horários de entrada e saída dos servidores públicos.
Esta tecnologia identifica as características fisiológicas dos seres humanos para determinar ou verificar a identidade. É uma tecnologia relativamente recente com enorme potencial para o governo.
Através da identificação segura e rápida de pessoas é possível trazer segurança e comodidade a usuários, cortar custos operacionais, reduzir fraudes e roubos de informação.
DEFINICAO
Biometria (do grego Bios = vida, metron = medida) consiste no estudo estatístico das características biológicas (físicas ou comportamentais dos seres vivos) em mecanismos de identificação.
Atualmente, este termo está associado a medidas de características físicas ou comportamentais das pessoas, como forma de identificá-las unicamente. A biometria passou a ser usada na identificação criminal, controle de ponto, acesso, segurança de instalações, etc.
Os sistemas chamados biométricos podem basear seu funcionamento em características de diversas partes do corpo humano, por exemplo: os olhos, a face, a palma da mão, as impressões digitais, a retina ou íris dos olhos, as veias, a voz, etc. Todas elas têm uma premissa comum em que se fundamentam, isto é, cada indivíduo é único e possuí características físicas e de comportamento (a voz, a maneira de andar, etc.) distintas e únicas.
COMO FUNCIONA
Os aparelhos