Tecnologias Emergentes
Rafael Lucas Cabral Nº 21
Introdução
Neste trabalho será visto as tecnologias emergentes do mundo que são novos artefatos eletrônicos, programas ou aplicativos de lançamento recente ou em fase de teste para ser lançado para o mercado consumidor.
Será visto também como esses aplicativos podem mudar a forma de como a tecnologia e vista e usada em alguns anos e como isso mudará a vida no mundo em que vivemos hoje.
Tecnologias Emergentes de 2013
Um carro elétrico wireless (OnLine Electric Vehicles – OLEV)
Na próxima geração de carros elétricos não serão precisos fios. Dispositivos montados na parte de baixo dos veículos receberão energia de um campo electromagnético, emitido por cabos instalados por baixo do asfalto. Ao mesmo tempo, a bateria do carro vai sendo carregada para quando o carro estiver fora dessas faixas. E como a eletricidade chega de fora, as baterias destes automóveis precisarão apenas de um quinto da capacidade das dos carros elétrico atuais. Estes carros já estão sendo testados na capital da Coreia do Sul, Seul.
Impressoras de objetos
Já é possível criar objetos a partir de um ficheiro num computador, graças à impressão tridimensional. Segundo o Conselho da Agenda Global para as Tecnologias Emergentes, estas impressoras poderão mesmo “revolucionar a indústria da manufatura”. Neste processo de criação de estruturas sólidas com uma impressora, várias camadas de determinado material – que pode ser plástico, ligas metálicas ou outros – vão sendo sobrepostas até que esteja formado o objeto.
Materiais que se autorregeneram
Uma “tendência em crescimento na biomimética é a criação de estruturas inertes que tenham a capacidade de se reparar a si próprias”, quando sofrem cortes, rasgos ou se partem. Como acontece com os organismos vivos. Esses materiais capazes de reparar