Tecnologias de gestão: seis sigma & bsc
CLEBER STOPASSOLI EDUARDO DA SILVA ERNESTO
JEAN MICHELL SCHOPP
JULIANA CRISTINA ALVES DO NASCIMENTO MAIA JULIO CESAR DE SOUZA FOGAÇA LUCIANA CARDOSO MOREIRA WILLIAM ALVES CAETANO
TECNOLOGIAS DE GESTÃO
PROFESSOR TUTOR: DANYLO AUGUSTO ARMELIN
Joinville/SC 2012
INTRODUÇÃO
Qualidade e estratégia são dois temas muito abordados pelos gestores e administradores contemporâneos, pois auxiliam as empresas a estabelecerem planos de aumentar sua competitividade. Com a expansão da globalização, as barreiras no mundo dos negócios foram exterminadas. Isto tornou o mercado extremamente competitivo e seus clientes cada vez mais exigentes. Qualidade não é mais sinônimo de diferencial, é um requisito mínimo para qualquer organização.
Desta maneira, gestores têm buscado ferramentas que possam auxiliá-los a melhorar continuamente a qualidade de seus produtos e serviços e simultaneamente dar-lhes o retorno viável, garantido assim a sobrevivência da empresa. Neste contexto existem duas ferramentas de gestão capazes de auxiliá-los: o Seis Sigma e o Balanced Scoredcard (BSC).
SEIS SIGMA E BALANCED SCOREDCARD
O Seis Sigma é uma ferramenta estratégica de gerenciamento de produtos e processos que combina melhoria de qualidade e otimização de resultados. Sua metodologia (DMAIC) divide-se em cinco passos sendo eles: Define (definir), Measure (medir), Analyze (analisar), Improve (melhorar), Control (controlar). A estrutura do Seis Sigma faz uma analogia as artes marciais onde cada graduação representa uma função sendo elas: champions (alta administração: gestores), master black belts (responsáveis por difundir treinamentos, e auxiliar líderes), black belts (líderes do projeto), green belts (membros da equipe) e yellow belts (responsáveis por operacionalizar o projeto).
Para implantar tal processo a empresa precisa ter uma