Processos retomadas
Uma das técnicas da Inteligência Emocional é o processo de retrocessos e retomadas. Primeiramente, as pessoas reagem ao retrocesso de maneiras diferentes. O que diferencia aqueles que enfrentam bem e aqueles que não são capazes é a resiliência. (Resiliência é a capacidade de processar e usar de maneira produtiva as emoções provocadas pela experiência do retrocesso).
Para entender melhor, retrocesso é como uma perda, um passo para trás. E há 7 estágios, comum a todos, no processo do retrocesso até a retomada: descrença, raiva, a vontade de voltar no tempo, depressão, a aceitação, esperança e a atividade positiva.
Vamos analisar cada etapa, primeiro a descrença adia o confronto com a situação, muitas pessoas ficam muito tempo nesta fase, o que é perigoso, pois a negação do problema adia a sua solução. Depois a raiva é indicio de que há alguma coisa errada, por isso deve-se procurar nova direção. O desejo de voltar ao tempo afirma que viver no mundo antes da mudança foi melhor, porém é preciso sobreviver à mudança.
O estágio seguinte é o maior para se chegar à retomada: a depressão. Depois de passar por isso, a pessoa estará pronta para seguir em frente. A aceitação é a ultima etapa, que possibilita concentração nas metas e desejos.
Para concluir, o autor diz que para passar por essas etapas é necessário que pessoas tenham adaptabilidade. Normalmente as pessoas se atrelam a rotinas e modos de executar as tarefas, por isso são irredutíveis frente a novas ideias e mudanças de comportamento. Portanto, o secretario executivo deve estar pronto para os desafios de tantas mudanças que há na globalização