Tecnologia, sociedade e educação
O impacto das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na educação se torna muito amplo quando se diz a respeito ao ensino e ao aprendizado.
Os meios de comunicações se tornaram mais amplos, mais rápidos com a entrada das redes internet. Antes anos atrás era um sistema de “empurrar” matéria e conhecimento por professores, hoje o que se nota é a busca das mesmas por parte de alunos, professores e outras classes.
A internet está em evidência, se destaca, ressalta quando se diz respeito a busca de informações, se tornou global e sem fronteiras.
A internet modifica o modo de agir e pensar, trouxe comodidade e rapidez nas respostas e na busca das informações.
A distância entre o ensino regular com suas técnicas antigas e por algumas vezes dizer, ainda rudimentares está tornando o ensino defasado e deficiente. A internet modifica substancialmente a sociedade, as empresas, os meios governamentais e hoje se tornou uma necessidade, não um modismo.
As mudanças ocorrem em todas as áreas, economias globais, políticas de apoio, alfabetização digital e infraestrutura tecnológica. Incide e implica em todas as esferas da sociedade, indivíduos, grupos, corporações, comunidade e social. As novas tecnologias stão na vanguarda, onde leva as pessoas a pensar, perguntar, aprender, conhecer, transmitir conhecimentos e repassar de forma precisa e em tempo real.
A evolução da tecnologia é crescente e irreversível nos meios educacionais, antes trabalhando com o aprendizado pela linguagem natural. Após isso trouxe novos hábitos à população quando foi introduzida, interagiu na sociedade da informação instantaneamente em quase todos os pontos do planeta. Hoje, todo momento somos invadidos pela informação, milhares, necessitando assim filtrar, cuidar e focar o que nos disponibilizam.
As informações interferem em todas as áreas, nos pontos de vista do ser humano, assim, existe um processo de mudanças contínuas e imprevisíveis. Na educação estas