Tecnologia no século XXI
Tecnologia é o uso de técnicas e do conhecimento adquirido para aperfeiçoar e/ou facilitar a resolução de um problema ou a execução de uma tarefa específica. Um exemplo da importância da tecnologia é o fato de ela ser usada como critério na divisão dos períodos da pré-história. Algumas tecnologias foram primordiais para a mudança da realidade do homem, como: a descoberta do fogo, a revolução agrícola, o milagre grego e a revolução industrial. Essa última provocou mudanças nas relações trabalhistas (trabalho assalariado), na produção (máquinas substituindo homens) e na sociedade (formação de duas classes sociais: proletariado e burguesia industrial).
Atualmente, no século XXI, podemos perceber as consequências boas e ruins dos avanços tecnológicos.
Como consequências boas, podemos citar: o melhoramento na comunicação (pessoas que, no passado, dependiam de meios mais lentos, como cartas, para se comunicar com amigos à distância, hoje podem usar meios como a internet, que acelera o processo da entrega de mensagens e recados entre essas pessoas); o avanço da medicina (aumentou a expectativa de vida das pessoas e melhorou suas vidas, com tratamentos para doenças antes consideradas fatais) e o desenvolvimento da engenharia genética (permitiu a produção de alimentos em larga escala e de melhor qualidade).
Já como consequências ruins surgiram o desemprego estrutural e o exército de reserva. O desemprego estrutural pode ser definido como a substituição de trabalhadores por meio das máquinas, gerando desemprego entre eles, que acabam sendo dispensados. Já o exército de reserva são os trabalhadores que, caso alguém se demita (ou seja demitido), estarão prontos para substituí-los no mercado de trabalho, pois a produção não pode parar.
Além disso, o analfabetismo digital e a exclusão digital são fatores que elevam ainda mais o índice de desemprego no Brasil, pois hoje as empresas procuram por profissionais que saibam ao menos utilizar um