quimica
Tema
Destilação simples de uma solução de cobre “hidratado”
Objetivo
Separar os componentes de vários tipos de misturas, através do processo de separação.
Introdução teórica
Boa parte dos materiais da natureza e dos objetos fabricados pelo homem é uma mistura de diversas substâncias químicas. “A maioria dos materiais que nos cercam e que utilizamos são misturas.” (USBERCO; SALVADOR, 2001, p. 48).
É um processo que permite a separação de um líquido de uma substância não volátil (tal como um sólido, p.ex.), ou de outro(s) líquido(s) que possui(m) uma diferença no ponto de ebulição maior do que cerca de 80o C. É um método rápido de destilação, e deve ser usado sempre que possível - é uma técnica rápida, fácil e, se respeitos seus limites, eficaz. ( qmc;ufsc).
Aparelho de destilação simples:
Material e Reagentes
Os materiais utilizados no processo foram chapa de aquecimento; suporte universal com garra, proveta, termômetro e piseta.
Os reagentes foram sulfato de cobre hidratado (Cu S04 SH2 O).
Procedimento Experimental
Colocou-se no interior da proveta 3 ml de agua no sulfato de cobre e perolas de vidro. Pegou-se com a piseta 3 ml de agua, e com uma ponta de espátula o sulfato de cobre. As perolas de vidro servem para harmonizar o aquecimento.
Observou-se que o sulfato de cobre fica branco com o aquecimento, depois de todas essas etapas as matérias começam a entrar em ebulição e evapora, que sobe e passa pelo cilindro de vidro, e enquanto passa acontece uma passagem de vapor para liquido.
Conclusão
Conclui-se que o processo simples de separação ocorre através de alguéns equipamentos que foram apresentados para o grupo no laboratório, e em um período de pouco tempo o resultado já pode ser obversado.
Referencias Bibliográficas http://www.qmc.ufsc.br/organica/aula02/destsimples.html http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAyswAJ/relatorio