Arte e tecnologia, uma nova relação? A arte no século XXI – A humanização das tecnologias.
Curso de Letras
Disc.
Professora:
Aluno: Leandro Matrícula:
Resenha
OLIVEIRA, Ana Cláudia Mei Alves de – Arte e tecnologia, uma nova relação? In: DOMINGUES, Diana (org.). A arte no século XXI – A humanização das tecnologias. São Paulo: Editora Unesp, 4ª edição, 1997. pag. 216.
Ana Claudia de Mei Alves de Oliveira é professora titular da PUC/SP. Dirige pesquisas e ministra cursos no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, no eixo teórico da Semiótica Discursiva, interessando-se por textos das mídias e das artes.
Em “Arte e tecnologia, uma nova relação?” à autora interroga ao leitor e no decorrer no desenvolvimento da sua obra enfatiza o entrelaçamento das perspectivas entre arte e tecnologia e sua linguagem considerando as grandes mudanças ocorridas na sua estética e forma de produzir e reproduzir desde os períodos paleolíticos e neolíticos até o tempo presente. Afirma a professora que as manifestações originadas pela arte na sociedade tem um possível caráter transformador relativo ao interior do homem, havendo um olhar de percepção da arte diferenciado.
A pesquisadora revela no desenvolvimento do texto a relação entre arte e tecnologia citado no parágrafo anterior, de modo que desde os tempos antigos a tecnologia esteve presente com a arte formando uma união para a reprodução do abstrato ou concreto em uma linguagem codificada e visual expressada pelo sujeito em e seu contexto histórico e sociocultural assim a arte, ela vem se adaptando a cada novo momento histórico, enquanto as tecnologias são construções que, ao decorrer do tempo estão sendo transformadas e aperfeiçoadas.
Citando um exemplo que está em ênfase à obra “Arte e tecnologia, uma nova relação?”, o pintor e escultor espanhol Pablo Picasso é exemplo de tentar dar movimento e mostrar o objeto de maneira tridimensional, mesmo usando a tela como suporte, isso significa que alguns artistas partindo de técnicas tentaram criar de alguma