fisioterapia
O Tónus Muscular
O tónus muscular é um estado de tensão permanente do músculo estriado, mesmo quando em repouso, ou por outras palavras, é a resistência encontrada ao movimento passivo dos membros.
Existem três reflexos essenciais que explicam a existência do tónus muscular:
1. Reflexo miotático da extensão
Sempre que existe um estiramento muscular, os receptores intrafusais do fuso muscular são estimulados, enviando sinais pelas fibras aferentes IA até à medula. Na medula, estas fibras conectam-se com o motoneurónio α, promovendo este a contracção muscular, evitando assim o estiramento muscular excessivo. Este reflexo é por sua vez modulado pelo sistema γ ( os motoneurónios γ excitam as fibras intrafusais do fuso muscular, mantendo o tónus muscular em repouso e têm por sua vez um controlo supramedular através das vias piramidal e extrapiramidal ) e pelo sistema de renshaw. ( constitui um “loop” que promove “feedback” negativo ao próprio motoneurónio α )
IA
P
E
γ
α
r
fuso
músculo
quando se promove um estiramento do biccipital…
2. Reflexo miotático inverso
Sempre que existe um aumento da tensão muscular, os receptores do órgão tendinoso de golgi são estimulados, enviando sinais pelas fibras aferentes IB até à medula. Na medula, estas fibras conectam-se com dois interneurónios, um que irá inibir o motoneurónio α do músculo agonista e outro que irá activar o motoneurónio α do músculo antagonista, evitando assim a contracção excessiva do músculo agonista.
IB
P
E
i
golgi i α α músculo
da mesma forma, porque existe contracção do triccipital…
3. Reflexo de encurtamento
Ainda hoje não totalmente compreendido, consiste numa contracção muscular reflexa à medida que o músculo se vai aproximando dos seus pontos de inserção, sendo então notado a partir de um determinado ângulo de flexão da articulação.
A imagem da capa é um desenho de Sherrington a tentar explicar este mesmo