Tecnologia farmacêutica
1 Delineamento de formas farmacêuticas
Historicamente, a via de administração mais comum e convenientemente empregada para administração de fármacos é a oral. Os comprimidos continuam sendo exaustivamente estudados, pois, apresentam ampla aceitação por médicos e pacientes, além de apresentarem técnicas de produção e controle já bem estabelecidas ¹. Desta forma, fica clara a necessidade das indústrias investirem na pesquisa de novos fármacos, excipientes e no desenvolvimento de preparações orais de liberação modificada, nomeadamente, comprimidos.
As propriedades de fluxo, compressão e consolidação variam, principalmente, conforme a natureza do material e seu comportamento frente às deformações sofridas durante a compactação, que ocorre sob confinamento do granel na matriz. A maioria dos polímeros de uso farmacêutico é dúctil e a força de compressão máxima é superior ao limite de escoamento, mas inferior à fragmentação, permitindo deformação sem fratura. O tempo de compressão, a velocidade de aplicação da força de compressão e a própria força empregada no processo, influenciarão na resistência do material à deformação. Por outro lado, a capacidade de fluir livremente, boa coesividade e boa lubrificação do granel são atributos que, mesmo não afetando os perfis de deformação, interferirão no processo de compactação e na qualidade do produto acabado. Todos estes aspectos contribuem para a eficácia terapêutica do medicamento, pois são avaliados direta ou indiretamente antes da liberação do produto final para comercialização².
2 Micromerítica
É a ciência que estuda o as partículas; abrangendo várias características como forma, tamanho (principalmente), distribuição das partículas,ângulo de repouso, porosidade, volume real, massa de volume, densidade aparente e massa.
A determinação do ângulo de repouso é uma técnica que estima a capacidade de fluxo de um pó e/ou grânulo. Determinase, experimentalmente,