tecnologia farmaceutica
1. INTRODUÇÃO
Quando temos um medicamento ou cosmético ao nosso dispor nas drogarias e supermercados, muitas vezes não imaginamos de onde surgiu e quanto tempo durou para ele ser desenvolvido. É a partir daí que surge o termo “tecnologia farmacêutica”, ela faz parte de um conjunto e métodos científicos aplicado para o desenvolvimento de novas fórmulas com objetivo de produzir novos medicamentos ou melhorar os já existentes.
A tecnologia farmacêutica pode ser definida pelo conjunto de estudos e métodos científicos e de produção que visam o desenvolvimento de novos medicamentos, novas formas farmacêuticas para os princípios ativos já existentes, bem como o aprimoramento das formulações já existentes.
A tecnologia farmacêutica também visa desenvolver e melhorar os adjuvantes e excipientes utilizados nessas formulações.
Ponto chave para as grandes industrias farmacêuticas, a tecnologia farmacêutica é o caminho de manutenção no mercado, uma vez que a expiração de patentes de medicamentos no mercado obrigam as indústrias a sempre inovar, desenvolver novas fórmulas.
Para isso, o caminho obrigatório é apostar na tecnologia farmacêutica, associada à competências dos pesquisadores, visando obter um medicamento inovador e que atenda as necessidades do mercado.
Para que um novo produto chegue ao mercado é necessário vários anos de pesquisa, desenvolvida em várias etapas com apoio de outros especialistas, como toxicologia e farmacologia. O farmacologista tem um papel essencial diante da produção dos medicamentos. Ele é responsável em fazer os ensaios clínicos com estudos de pré-formulação, para saber como é o comportamento biofarmaceutico que está relacionado com a solubilidade da molécula, além de verificar qual a sua atividade terapêutica e os excipientes farmacêuticos que têm destaque na formulação dos medicamentos e de cosméticos.
2. INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
A indústria farmacêutica é responsável por produzir medicamentos. É