Tecnologia farmacêutica
SABONETES/SABÃO
Definição: É um sal alcalino de ácido graxo obtido da saponificação de óleos ou gorduras por adição de um alcalinizante (hidróxido de sódio ou soda cáustica). Características: São tensoativos aniônicos e são alcalinos. Objetivo/Função: Limpar a pele, ou seja, remover as sujidades provenientes de poluição, resíduos cosméticos, secreções naturais e células córneas em descamação. Mecanismo de ação: por ser um tensoativo, diminuem a tensão interfacial entre água e óleo permitindo que elas se misturem. O enxágüe elimina a sujeira. Efeito colateral: No entanto, por serem alcalinos, ao entrarem em contato com a água liberam a base (soda) aumentando o pH cutâneo para 8,5 (normal entre 5 e 6), esse aumento de pH causa ressecamento e irritabilidade da pele. Classificação dos sabonetes: Os sabonetes se diferem quanto ao tipo de tensoativo utilizado e ao formato físico. - Sabonetes tradicionais: utiliza gordura animal e óleo vegetal. Tem alcalinidade e alta detergência e, por isso, são irritantes para a pele. - Sabonetes glicerinados: são mais suaves e fazem menos espuma, pois diminuem a quantidade de sabão (30%) e tem adição de glicerina, álcool, propilenoglicol, corante e fragrância. - Sabonetes Syndet bars: são os mais suaves sensorialmente, melhoram a textura e tônus da pele, pois a quantidade de sabão utilizada é de 10% com adição de detergente sintético (cocoil e lauril isotionato de sódio).
Atributos a serem avaliados: Antes do uso: cor, brilho, formato, dureza, fragancia. Durante o uso: espuma, cremosidade, fragancia, suavidade, sedosidade. Após o uso: percepção na pele de sedosidade, hidratação, fragancia residual.
Composição: Sabonetes líquidos são formulados com tensoativos sintéticos ou derivados de produtos naturais, tem opacificidade, é cremoso e o pH é ácido ou fisiológico.