Tecnologia do tratamento de agua
INTRODUÇÃO
A água absorve rapidamente tanto as substâncias naturais como as produzidas pelo homem, geralmente convertendo em água inadequada para o consumo sem algum tipo de tratamento. Os grupos importantes de substâncias que podem ser consideradas indesejáveis em excesso são:
Cor - isto se deve a presença de matéria orgânica proveniente de solos de turva, ou sais minerais de ferro ou manganês.
Sólidos em suspensão - é constituída de minerais finos ou material vegetal que não é capaz de sedimentar nas condições reinantes.
Turbidez – é a medida de claridade ou transparência da água. A turbidez pode ser originada por numerosos fatores como partículas finas de minerais em suspensão, alta concentração de bactérias ou inclusive finas bolhas devido à excessiva aeração.
Patogênicos – podem ser vírus, bactérias, protozoários ou outro tipo de organismos patogênicos que podem afetar negativamente a saúde do consumidor. Podem provir de águas residuais tanto de humanos como de animais que contaminam os cursos de água.
Dureza – a excessiva e a extremamente baixa dureza são igualmente indesejáveis. A dureza excessiva aparece principalmente nos recursos de água subterrânea, enquanto que as água brandas são características de algumas bacias de captação em terras altas.
Sabor e odor – o sabor e o odor desagradáveis se devem a uma variedade de razões tais como a contaminação por águas residuais, excessiva concentração de alguns produtos químicos como o ferro, manganês ou alumínio, vegetação em estado de putrefação, condições de estanqueidade devido a falta de oxigênio na água ou a presença de certas algas.
Produtos químicos nocivos – há uma grande variedade de produtos químicos orgânicos e inorgânicos que são tóxicos e nocivos que podem aparecer nos recursos de água. Estes são absorvidos pelos sólidos e é devido à contaminação por águas residuais industriais e domésticas.
O tratamento e a distribuição é o processo pelo