Agua E Efluentes
TÉC. EM CONTROLE AMBIENTAL TURMA- B MATUTINO
NOVAS TECNOLOGIAS PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES
MACAPÁ-AP
2014
FACULDADE DE MACAPÁ- FAMA
TÉC. EM CONTROLE AMBIENTAL TURMA- B MATUTINO
YASMINN DOS SANTOS DIAS
NOVAS TECNOLOGIAS PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES
TRABALHO APRESENTADO A DISCIPLINA: TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES PARA OBTENÇÃO DE NOTA DE AVALIAÇÃO PARCIAL, ORIENTAÇÃO: PROFº ROBSON RAMOS TURMA: B PRIMEIRO 1º BIMESTRE MATUTINO, TÉC. EM CONTROLE AMBIENTAL.
MACAPÁ-AP
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
TECNOLOGIA MBR (Membrane BioReactor) 5
MBBR (Moving Bed Biofilm Reactor) 6
BIOFILTROS 7
IILHAS FLUTUANTES / WETLANDS 8
TRATAMENTO DE ÁGUA PARA CALDEIRA 9
JARDINS FILTRANTES 10
SISTEMAS DE TRATAMENTO MÓVEIS 11
OUTROS SISTEMAS 11
CONCLUSÃO 13
BIBLIOGRAFIA 14
INTRODUÇÃO
Com a frequente escassez dos recursos hídricos, novas tecnologias estão sendo criadas visando garantir a qualidade da água dos mananciais e um melhor aproveitamento dos recursos hídricos. A demanda por novas tecnologias para o tratamento de água, efluentes industriais e municipais, e os resíduos gerados por estes sistemas são cada vez mais estudados e analisados quanto a suas eficiências, assim como sua capacidade de redução de custos.
No Brasil, 49% do esgoto produzido são coletados através de rede e somente 10% do esgoto total é tratado. O resultado é que as Regiões Metropolitanas e grandes cidades concentram grandes volumes de esgoto coletado que é despejado sem tratamento nos rios e mares que servem de corpos receptores. Em consequência a poluição das águas que cercam nossas maiores áreas urbanas é bastante elevada, dificultando e encarecendo, cada vez mais, a própria captação de água para o abastecimento.
A implantação de uma estação de tratamento de esgotos tem por objetivo a remoção dos principais poluentes presentes nas águas residirias, retornando-as ao corpo d’água sem alteração de sua qualidade.
As águas residirias de uma cidade