Tratamento de Água e Efluentes
Tratamento de Água e Efluentes
Técnico em Meio Ambiente
Nome: Geissiara do Carmo Pinho
Conceitue
a) Reservatório de regularização.
R: alocação de água para usos múltiplos com diferentes garantias, as vazões a montante e a jusante do reservatório passam, portanto, a apresentar comportamentos diferentes quanto à garantia das disponibilidades.
b) Nível Mínimo Operacional.
R: O nível de água mínimo operacional corresponde à cota mínima necessária para a operação adequada do reservatório. Esta cota que define o limite superior do volume morto e o limite inferior do volume útil do reservatório. Normalmente, este nível se encontra acima do limite superior da estrutura de tomada d’água, de forma a evitar a formação de vórtices na entrada da tomada.
c) Nível Máximo Operacional.
R: O nível Maximo operacional corresponde à cota máxima permitida para operações normais no reservatório. Níveis superiores ao nível Maximo operacional podem ocorrer em situações extraordinárias, mas comprometem a segurança da barragem. O nível máximo operacional define o volume máximo operacional define o volume Maximo do reservatório.
d) Volume Máximo.
R: O nível máximo operacional corresponde à cota máxima permitida para operações normais no reservatório. Níveis superiores ao nível máximo operacional podem ocorrer em situações extraordinárias, mas comprometem a segurança da barragem.
Geralmente o nível máximo operacional coincide com o nível da crista do vertedor ou com o limite superior de capacidade das comportas do vertedor. O nível máximo operacional define o volume máximo do reservatório.
e) Volume Morto.
R: O Volume Morto é a parcela de volume do reservatório que não está disponível para uso. Corresponde ao volume de água no reservatório quando o nível é igual ao mínimo operacional. Abaixo deste nível as tomadas de água para as turbinas de uma usina hidrelétrica não funcionam, seja