direito
Guerra de um só.
Jared Mason Diamond (Boston, 10 de setembro de 1937) é um biólogo evolucionário, fisiologista, biogeógrafo e autor de não-ficção estado-unidense. Ficou conhecido pelo seu livro Armas, germes e aço no Brasil, 1997, vencedor do Prêmio Pulitzer. Com base em relatos de espanhóis presentes no momento, descreve o maior massacre já ocorrido em terras Incas, em 16 de novembro de 1532, que acarretou na colonização espanhola sobre o Novo Mundo, assim denominado por eles.
Um confronto envolvendo o grande exército de 80.000 homens do Imperador Inca, Ataualpa, contra um pequeno grupo de 168 soldados espanhóis do conquistador Francisco Pizarro, que representava o imperador católico Carlos V (monarca mais poderoso do estado europeu), cujo desfecho teve o líder inca capturado poucos minutos após o encontro com Pizzaro, na praça central de Cajamarca.
Neste capítulo, o autor deixa claro que a grande quantidade de homens do exército Inca não foi suficiente para combater os poucos e muito bem preparados homens europeus, visto que já tinham tido contato com técnicas militares e armas de fogo, armaduras e espadas de aço, coisas jamais vistas pelos índios, que além disso, desconheciam a escrita e não dispunham de cavalos. O autor cita também as dificuldades dos índios com as doenças trazidas pelos europeus, como varíola, peste bubônica entre outras, que ajudaram na disseminação do grande exercito de Ataualpa antes mesmo do avanço das tropas européias.
Ataualpa conhecido como Deus do Sol por seus índios, estava sendo carregado por cerca de 80 homens em sua liteira, mantendo-se sempre no alto, pois como citado no capítulo, assim que os índios que estavam carregando eram mortos, outros tomaram seus lugares. Chefes importantes e conselheiros de Ataualpa que estavam em