Tecnologias de Tratamento de Água
Segundo a revista Planeta, em sua edição 438 de março de 2009, o consumo mundial de água subiu cerca de seis vezes nas ultimas cinco décadas. Apesar de apenas 0,006% do recurso hídrico mundial ser potável, o homem ainda reluta em adotar medidas que garantam sua preservação e sua reutilização (DAESCS).
Atualmente, cerca de 40% da população mundial sofre com os efeitos da falta de água e, além do aumento da sede, a falta desse recurso prejudica algumas nações de forma política e econômica (planetasustentavel.abril).
Outro fator que prejudicial para o abastecimento da população é a má distribuição geográfica da água, podendo verificar-se um exemplo no próprio Brasil, onde 70% do manancial de água do Brasil se concentram na região amazônica, onde a população é de apenas 7%, e os demais 30% dos recursos hídricos devem atender à 93% da população restante (DAESCS).
Através das ideias inovadoras do ser humano, este consegue, com o auxilio da engenharia, colocar aquelas ideias em prática. Criando artefatos, máquinas e, até mesmo, objetos que mudam sua vida para melhor.
Vendo a importância da água para a humanidade, o homem criou vários meios que “renovam” a água para o uso humano. Hoje é possível encontrar vários produtos, maquinas e objetos simples que tornam isso possível.
A engenharia de controle e automação, por exemplo, pode atuar na parte de criação de máquinas para despoluir um rio, como o projeto em Baltimore, cidade dos Estados Unidos da América, que recebeu o nome de “nadável até 2020” promovido pela ONG Healthy Harbor (“Porto Saudável”). A máquina usa energia solar para limpar o rio, e tem uma roda d’água que permite oxigenar a água.
Isto mostra a importância de uma disciplina de ecologia dentro de um curso de engenharia, ensinando o futuro engenheiro a exercer sua profissão não com olhos apenas em produção, e o que é o melhor para a empresa em que trabalha. O engenheiro olhará para o que ele irá causar no meio depois de executar tal ato,