Tecnologia da Informação como vantagem competitiva
Niterói, 22/05/12
O artigo em discussão pretende mostrar como a Tecnologia da Informação pode ser utilizada como vantagem competitiva. O texto descreve qual é o papel da tecnologia da informação e suas aplicações, como as organizações devem perceber a TI como recurso estratégico e a evolução do uso da internet nas organizações.
O autor cita a importância da internet nos ambientes de negócio, indicando a mesma como um instrumento que permite conectar compradores e fornecedores através do comercio eletrônico. Além disso, a internet pode ser utilizada pelas altas gerencias como fonte de informações relevantes a tomada de decisões estratégicas.
Outro ponto abordado é a capacidade do uso da TI para gerar valor à organização através da sua aplicação na cadeia de valores, permitindo que através do comércio eletrônico diminua a quantidade de intermediários ao processo de compra e venda e com isso gere economias de escala. Essa criação de valor pode ser alcançada não só por produtos digitalizáveis, mas também por aqueles que necessitam da presença física do comprador para a efetivação do negócio, como o exemplo dado pelo autor na compra e venda de imóveis.
Na perspectiva do autor, deve-se fazer uma análise anterior a decisão de investir em TI. É necessário que se faça análises custo-benefício dessa implantação, além de verificar quais seriam os impactos dessa implantação no desenvolvimento de longo prazo da organização.
O autor adapta o modelo das cinco forças de Porter pretendendo avaliar quais seriam os impactos da TI na industria onde compete. O modelo proposto prevê que deve-se levar em consideração a maneira como os novos concorrentes e os concorrentes atuais poderão utilizar a TI, como a cadeia logística pode ser afetada pela TI, quais são os substitutos que podem estar disponíveis a partir dessa tecnologia, e quais são as