Tecnologia da Informação como Vantagem Competitiva
INTRODUÇÃO
As empresas e organizações travam uma luta constante em busca do conhecimento e vantagem competitiva, num mercado onde as redes de informações crescem a uma velocidade constante, onde aquele que não obtiver o conhecimento necessário no campo tecnológico, ficará para trás. Esta é uma resenha baseada no artigo do Professor e Mestre em Finanças da UFRS Oscar Fernando Osório Balarine, Tecnologia da Informação Como Vantagem Competitiva, que mostra como a tecnologia da Informação pode ser uma ferramenta de vantagem competitiva às empresa e organizações. A resenha será comentada seguindo-se sua sequência de tópicos, visando dar uma maior transparência e compreensão textual.
DESENVOLVIMENTO
1. PRIMÓRDIOS DA T. I. Competitividade é o mote do momento, e num momento crucial onde vivemos na Era da Informação” , as Tecnologia dos sistemas de Informação é um grande alavancador desse processo. Mas nem sempre foi assim, as empresas vem passando por um processo de transformação em seus processos, passando de um regime tipicamente braçal, o da industria, em meados da década de 70 a 80 para uma perspectiva do gerenciamento da informação no início da década de 90 com o advento da internet. Isto possibilitou a globalização, aproximando países, pessoas, tornando as organizações cada vez mais competitivas.
2. O PAPEL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO AMBIENTE DE NEGÓCIOS É notório o crescimento das ferramentas de TI nos ambientes corporativos, suplantando até mesmo o uso do papel, mas como o nobre professor Balarine define os termos de TI, cabe-nos corroborar a sua interpretação, o que seria TI? Podemos conceituar a tecnologia da informação como recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação. Esse conceitos enquadra-se na visão de gestão da Tecnologia da Informação e do Conhecimento (REZENDE, DENIS e ABREU, ALINE, 2003). A tecnologia da Informação já está consolidada