Tecnologia da informação como vantagem competitiva
Ao analisarmos as empresas baseando-nos em um contexto geral, verificamos que as mesmas vêm enfrentando a transição de uma economia industrial para uma baseada na tecnologia e informação.
Nesse tipo de situação o sucesso não depende apenas do que a organização possui em seu imobilizado, mas sim da facilidade de acesso a novas tendências tecnológicas que propiciem informações precisas e formas de organizar processos, reduzindo custos para gerar maior rentabilidade e aceitação aos negócios.
De acordo com Cruz (2010, p.26), Tecnologia da Informação é todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar e ou processar dados e ou informações, tanto de forma sistêmica como esporádica, quer esteja aplicada no produto, quer esteja aplicada no processo.
Conforme Navarro (2007), a Tecnologia da Informação é o conjunto de recursos não humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação da informação, é a maneira como esses recursos estão organizados num sistema capaz de executar um conjunto de tarefas. O IMPACTO DA TI SOBRE O AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES
Essa capacidade de gerar impacto existe devido às inúmeras facilidades que estes sistemas podem nos oferecer em nossas rotinas empresariais.
Uma delas é a sua aplicação para a tomada de decisões e a solução de problemas relacionados com a vantagem competitiva das empresas. Desta maneira estes sistemas concentram-se na garantia da prosperidade da empresa bem como a sua sobrevivência no mercado. O Objetivo destes mecanismos é oferecer condições para competir no mercado de igual para igual com seus concorrentes ou substitutos em geral.
O MRP II-Material Requeriments Planning (Planejamento das Necessidades de Materiais) é outra importante ferramenta utilizada nas empresas fabricantes, pois constitui-se num método para o planejamento e controle eficaz, totalmente integrado trabalhando de cima para baixo e com possibilidade de