AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
CAPÍTULO 3
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
A organização tem máquinas e equipamentos, planejamentos definidos e processos estruturados, documentos e materiais... Mas tudo isso, sozinho, não faz a organização acontecer. O mais importante é o trabalho das pessoas.
Por isso, é necessário acompanhar de perto o rendimento de cada pessoa da organização. Será que todos os funcionários são adequados para o cargo que ocupam? Será que atingem as metas? Quanto mais alinhado um funcionário está com o que a organização espera dele, melhor fica o resultado para todos!
É para garantir isso que existe a avaliação de desempenho.
Mas, professor...
Eu não posso ir para outra função?
Muito bem, todos estão aprovados na prova de vôo! Exceto... nossa colega serpente!
Tec_Mod03_ADM_caps1a3_2011_SAIDA.indd 41
19/01/2012 16:28:09
MÓDULO | 3
Administração
A palavra “avaliação” faz lembrar as provas escolares, não é mesmo? Em geral, um professor aplica diversos tipos de avaliação (provas, testes, trabalhos individuais e em grupo, apresentações...) com o objetivo de verificar o crescimento e a evolução dos seus alunos e o resultado do seu trabalho. Assim, ele pode considerar se o aluno está pronto para desenvolver novas competências ou se ainda precisa reforçar determinados conceitos.
A avaliação é de grande utilidade para o professor, pois assim ele pode planejar melhor as etapas seguintes da formação. Mas o principal interessado é o aluno, pois a avaliação pode ajudá-lo a descobrir lacunas em seu desenvolvimento (ou no próprio curso) e a redefinir metas de estudo e desenvolvimento pessoal.
Não é só na escola que acontecem avaliações. Elas continuam ocorrendo ao longo de toda a vida profissional e pessoal. Você verá como a avaliação acontece nas empresas e por que ela é um instrumento essencial para o sucesso das organizações. Iniciando a conversa
Oh, baby, me leeeva!
Me leva que eu te quero, me leeeva!
Madame, aproveita que eu tô
na