Tecnologia da Informação como Vantagem Competitiva
Resumo
Num atual ambiente de mudanças, estão sempre presentes a concorrência e a competitividade e para a organização conduzir sua evolução e manter sua operação plena tornam-se fundamentais, desenvolver novas competências, encontrar maneiras para diminuir seus custos e adquirir vantagem competitiva, buscando na competitividade a excelência de seus negócios.
Para alcançar o sucesso das suas atividades as organizações têm investido tempo e recursos em várias frentes, uma delas é a Tecnologia de Informação – TI , pois elas passam a depender cada vez mais de uma infra-estrutura tecnológica que permita transformar dados em informações de forma integrada e confiável.
Dentro deste contexto, o objetivo deste artigo, é através de revisão bibliográfica, apresentar a Tecnologia da Informação e mais especificamente, os Sistemas de Informação-SI, como gerador de vantagem competitiva considerando a cadeia de valores de Porter.
Introdução
As alterações tecnológicas são cada vez mais rápidas e complexas, e para acompanhar este ritmo é essencial transformar a tecnologia num fator básico para desenvolver competitividade no mercado global.
A globalização e a competitividade têm obrigado as organizações a estarem sempre reavaliando suas estratégias de atuação, exigindo cada vez mais capacitação e aumento de habilidades dentro da organização Assim, diferentes movimentos são realizados, como busca a novos mercados, fusões e aquisições, lançamentos de novos produtos, definição de novos canais de distribuição, para determinar a melhor forma de garantir resultados e atingir suas metas. Todas essas mudanças têm sido consideradas diretamente relacionadas com a TI. Essa relação envolve o surgimento de novas tecnologias, ou novas aplicações, para atender toda essa demanda do novo ambiente.
Nota-se uma grande expectativa das aplicações de TI, que proporcionem novas possibilidades para as organizações, novas