Cuidados necessários para a publicação de uma notícia
Outubro de 2011
Cuidados necessários para a publicação de uma notícia
H
á muito tempo, o jornalismo deixou de ser uma profissão romântica, um engajamento social, uma espécie de trabalho missionário, onde o profissional das palavras fazia frente ao seu mundo, noticiando, reportando ou apenas comentando fatos que a sua idiossincrasia quisesse, doa a quem doer.
No livro “O Adiantado da Hora: a influência americana sobre o jornalismo brasileiro”, o autor Carlos
Eduardo Lins da Silva retrata justamente esta virada de compreensão do fazer jornalístico. Em meados da década de
40, jornalistas brasileiros que viajaram para os Estados Unidos e tiveram os primeiros contatos com a imprensa americana e seus profissionais, voltaram para o Brasil carregados de novas ideias e implantaram nas redações o que até hoje seguimos, ou seja, a visão empresarial. Os jornais, de fato, se assumiram como verdadeiras empresas, com departamentos, funções distintas para cada trabalhador, anúncios publicitários, e a lógica capitalista passou a imperar, fazendo realmente do trabalho que produziam uma mercadoria comercializável.
É perceptível que a partir dessa transformação, as empresas jornalísticas começaram a se estruturar melhor juridicamente e os jornalistas passaram a obter conhecimentos em outras áreas, como o direito, ou seja, todo o rigor, critérios e cuidados se transformaram em partes integrantes da pauta, além de
Universidade São Judas Tadeu
mudanças que ocorreram ao longo do tempo no próprio trabalho de apuração, tendo o interesse público como escolha.
Falar o que quiser e de quem quiser hoje custa muito caro, tanto financeiramente quanto pôr em cheque a imagem de alguém ou de uma instituição. E para tal, as empresas de mídia em geral se estruturam e se encapam de diversos cuidados para evitar processos judiciais, o que para ela é muito custosa, uma vez ganha pelo réu.
O Advogado Dr. Jonatas