Tecnologia aplicada a logística
Introdução
Conforme Ballou(2006 ) definir a orientação estratégica de uma empresa a fim de capacitá-la a atingir, entre outros, seus objetivos em matéria de lucros, crescimento e participação no mercado, deve ser a primeira e a mais importante das preocupações. Trata-se um projeto criativo, de projeção do futuro, normalmente orientado pela cúpula da organização, em que as diretrizes gerais da empresa são delineadas e consolidadas num projeto corporativo comum.
Divide-se então, este projeto conjunto em subprogramas para as diversas áreas funcionais, como marketing, produção e logística. Tais subprogramas requerem adoção de muitas decisões específicas, que, em relação à cadeia de suprimentos, incluem a localização dos centros de estocagem/armazenamento, a determinação de políticas de estocagem, o desenho dos sistemas de atendimento de pedidos e a seleção de modais de transporte. Quando tratamos de decisões específicas relacionadas a logística, norteadas pela orientação estratégica da empresa, com o objetivo de capacitação, para gerar lucro e crescimento de mercado, estamos tratando também de TI. Na direção de capacitar para lucrar e aumentar a participação de mercado a tecnologia de informação contribui para a logística agregar valor e responder com mais precisão as demandas cada vez mais complexas e lucrativas do mercado logístico, que vai desde a chegada da matéria prima a entrega no cliente final.
A evolução da tecnologia de informação nos últimos 20 anos possibilitou ampla modificação do modus operante de diversas organizações, trazendo impactos positivos sobre o planejamento, a execução e o controle logístico. Com isto criou-se um ambiente favorável para inovações na área de logística, motivadas principalmente pelo aumento significativo na complexidade das operações.
O que é Tecnologia de Informação.
Em seu início, a computação era tida como um mecanismo que tornava possível