Armênia x azerbaijão
Outro conflito na ex-URSS acontece entre a Armênia e o Azerbaijão, devido à disputas por uma região denominada Nagorno-Karabakh. Essa região é habitada por uma população predominantemente armênia e cristã, porém está localizada em um território dentro do Azerbaijão, um país majoritariamente mulçumano.
O conflito estourou em 1991, após declaração de independência da região. Entretanto, a disputa desse território não é tão recente. Nagorno-Karabakh está localizado no Cáucaso, uma região situada entre o Mar Negro e o Mar Cáspio. O Cáucaso é uma importante zona de passagem entre a Europa e a Ásia Central, portanto a região se encontra no centro geográfico de transações econômicas. Além disso, a região possui uma das maiores reservas ainda não exploradas de gás natural e petróleo no mundo.
Em 1921, a região foi entregue à Armênia por um conselho regional do Cáucaso. Porém, logo após o acordo, as duas nações foram incorporadas à URSS e Nagorno-Karabakh cedido ao Azerbaijão como uma república autônoma. Em 1988, aproveitando a abertura da política soviética, a Armênia passou a reivindicar o território, o que iniciou uma guerra entre as duas repúblicas. O conflito se intensificou com o fim da URSS, em 1991. A região de Nagorno-Karabakh foi bombardeada pelo governo azeri até 1992, quando a Armênia conquista o enclave e uma extensa região ao redor, criando um corredor de ligação com seu próprio território, o Corredor de Latchine. A continuidade dos combates provoca um lapso econômico dos dois países. Em 1994, é assinado um cessar-fogo.
As negociações bilaterais sobre o destino da região não avançaram nos anos seguintes. Em 2008, tropas azeris e armênias se enfrentaram em Nagorno-Karabakh. Os dois países se acusam mutuamente de ter iniciado, rompendo o