Tecnologia da informação aplicada a logística
Histórico da Logística
Com a evolução da humanidade e com suas necessidades e desejos a serem satisfeitos surge o desafio às empresas: disponibilizar produtos, ao menor custo possível.
O conceito de Logística no Brasil é recente, tendo como difusão na década de 90 e alcançando crescimento a partir de 1994, com a estabilização econômica.
Até os anos 90, a logística, era vista apenas na parte do transporte dos produtos prontos de uma fábrica ou empresa.
A década de 90 pode ser considerada o marco para o ramo, pois foi nesse período que passamos por um processo revolucionário, nas práticas empresariais (Eficiência, qualidade, transportes e comunicações)
Hoje, sabe-se que vender e colocar o produto em tempo hábil , com menor custo possível, disponível no mercado é um ponto chave que determinará o sucesso ou fracasso da organização.
A Evolução da Logística
A Logística com o passar dos tempos, devido as necessidades do mercado e das tecnologias disponíveis, mudou de ênfase, não só preocupando-se com questões relativas ao transporte e a logística de suprimentos no exército.
Ao longo da história a logística recebeu diversas denominações: distribuição, engenharia de distribuição, logística empresarial e mais algumas outras denominações.
Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação
Sistemas de Informação – Pode ser definido com o um conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que coleta, armazena, processa e distribui dados e informações com a finalidade de dar suporte às atividades de uma organização (Laudon e Laudon, 2001)
Tecnologia da Informação – Pode ser definido como tecnologias de computadores e telecomunicações, utilizadas nas organizações, incluindo aquelas relacionadas ao processamento e transmissão de dados, voz, gráficos e vídeos (Applegate, McFarlan e McKenney, 1996)
A evolução da tecnologia da informação
A construção de uma