Tecnologia e Logística:
Módulo: 2
Atividade: Individual
Título: Tecnologia e Logística:
Aluno: Rogério Bronsztein
Disciplina: Adminstração de Operações e Logística – RAE Inverno
Turma: 40
Introdução
Não é novidade alguma considerar a informação como matéria prima de qualquer organização, afinal, a informação se constitui como um elemento potencialmente gerador de receita e lucro. Partindo dessa premissa o presente trabalho busca analisar a importância dos sistemas de informação e da tecnologia para a atividade logística, principalmente no atual cenário, totalmente marcado pela necessidade crescente de armazenamento de dados e ascensão da tecnologia computacional como diferencial mercadológico.
Dessa forma, a partir do conteúdo disponibilizado para a disciplina, de dois textos básicos: “Logística – diferenciação competitiva” e “Avanços logísticos no varejo nacional: O caso das redes de farmácias” e outros textos que abordam a temática, realizamos uma reflexão que descreve e explica as funcionalidades dos principais sistemas, citando também um exemplo de aplicação em uma empresa (Walmart) e seus resultados – o que ressalta a importância da tecnologia aplicada à logística, bem como a relevância da escolha de sistemas de gerenciamento que sejam ideais para a organização.
A importância da tecnologia aplicada à logística
Como bem ponderam Machline e Amaral Júnior (1998, p.65), o Council of Logistics Management (CLM) definiu logística como “o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e eficaz de matérias-primas, estoques de produtos semi-acabados e acabados, bem como de fluxos de informações a eles relativo, desde a origem até o consumo, com o propósito de atender aos requisitos dos clientes”.
Soma-se a isso o potencial que a logística tem quando aplicada de forma racional e equilibrada para a redução de custos e a agregação de valor. O que na visão de Reis (2007) são dois fatores essenciais para a