Plano de cruso filosofia
Curso: Filosofia e Religião, e as diversas formas de se conhecer.
Concepção Partindo do principio que a filosofia e a sociologia têm que levar à solução dos seus problemas um método que é incompatível com a excessiva facilidade com que essas concepções da sabedoria popular passam de mente em mente e enraízam na maior parte dos alunos, que não passam de pessoas comuns. Será objeto desde o principio os melhores métodos que serão empregados em sala de aula, a maiêutica de Sócrates, a dialética de Platão e a lógica de Aristóteles, todos os métodos serão empregados em sala de aula, para que os alunos de modo geral compreendam as concepções filosóficas, do conhecimento e da religião, através dos conteúdos específicos a serem selecionados em sala de aula e do método a ser empregado. O trabalho a ser desenvolvido durante este curso visa estabelecer de forma clara, a necessidade do professor de filosofia e sociologia estabelecer uma metodologia adequada e objetiva, a ser empregada em sala de aula, através de conteúdos a serem desenvolvidos, enfatizando a questão do conhecimento: Conhecimento sensorial, Conhecimento vulgar/popular, Conhecimento científico, Conhecimento filosófico, Conhecimento religioso.
Objetivos:
Geral
Compreender as relações entre filosofia, as teorias do conhecimento, e o papel da religião, procurar um elo de ligação entre filosofia e religião, objetivando de maneira geral a orientação e aprendizagem dos alunos sobre a importância da filosofia como instrumento de pensar, e o papel importante da religião para os homens, observando os lados positivos e negativos de ambas, para alcançarmos através do melhor método a ser trabalhado em sala até a total compreensão por parte dos alunos.
Especifico Analisar a carga de conhecimento dos alunos, e a sua concepção diante da filosofia e da religião, Verificar a aprendizagem do aluno, após cada conteúdo a ser trabalhado em sala de aula. Após cada