Tecnologia agroindustrial
A agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária, aqüicultura ou silvicultura. O grau de transformação varia amplamente em função dos objetivos das empresas agroindustriais. Para cada uma dessas matériasprimas, a agroindústria é um segmento da cadeia que vai desde o fornecimento de insumos agrícolas até o consumidor. Em comparação a outros segmentos industriais da economia, ela apresenta uma certa originalidade decorrente de três características fundamentais das matérias-primas: sazonabilidade, perecibilidade e heterogeneidade.
a) Agricultura
Em estudos macroeconômicos e especificamente em livros, artigos e relatórios de contabilidade nacional, o termo "agricultura" é geralmente usado para designar um dos grandes setores da economia. Nesse sentido, ela inclui todas as atividades que não fazem parte da indústria e dos serviços. Mas, aqui, a agricultura é considera no seu estrito sentido e se refere às atividades científicas, tecnológicos e comerciais de cultivos vegetais (fruticultura, horticultura, floricultura, entre outros).
b) Pecuária
A pecuária abrange o conjunto de atividades científicas, tecnológicos e comerciais de criação animal.
c) Aqüicultura
A aqüicultura envolve as atividades de criação e multiplicação de vegetais e animais aquáticos.. d) Silvicultura
A silvicultura é a parte da agronomia que trata do reflorestamento e da cultura das matas. Um termo bastante associado à silvicultura é a "arboricultura" que se refere ao plantio das árvores.
A agroindústria no Brasil
A agroindústria é um dos segmentos mais importantes da economia brasileira. Até o século 20, nossa dinâmica econômica era dada essencialmente pela sucessão de ciclos de exploração de produtos primários, no que já se incluía certo nível de processamento, como no caso do açúcar. No início da