metrologia
Planejamento e Controle de Produção
Nome Paulo Henrique queiroz muller RA 3242550234
Introdução
A produção de leite no Brasil é composta por dois grandes grupos: o de produtores empresariais especializados, encontrados em pequeno número, mas com grande produtividade e o de pequenos produtores, pouco ou nada especializados, com interesses na venda sazonal de pequenos volumes de leite, de baixo custo e qualidade e que respondem por parte significativa do mercado.
A manutenção dos produtores não especializados nesse mercado decorre da existência de um sistema pouco eficiente de inspeção sanitária e uma legislação completamente ultrapassada em relação às normas e padrões de qualidade do leite que chega às indústrias.
Para atender as atuais tendências do mercado global por alimentos de qualidade, produzidos de forma social e ambientalmente sustentáveis, existe uma grande necessidade de adequar a produção e também os “atores” envolvidos no sistema produtivo do leite, às expectativas e exigências dos consumidores cada vez mais atentos ao conjunto de etapas pelas quais passa o produto.
Neste sentido, destaca-se a importância da pecuária leiteira como atividade para fixar o homem no campo, reduzindo as pressões sociais nas áreas urbanas e contribuindo para minimização do desemprego e da exclusão social e consequente mente, para o desenvolvimento das diversas regiões do país.
A pesquisa, caracterizada como descritiva, é inicialmente desenvolvida através da revisão de literatura sobre as teorias sistêmicas e o sistema agroindustrial do leite.
Posteriormente, são analisadas e discutidas as inter-relações entre as variáveis que compõem este sistema, com base nos cinco elementos dos sistemas definidos por
Churchman. Os