Tecnico de seguranca do trabalho
O que é PPRA
PPRA é a sigla de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Esse programa foi criado pela Norma Regulamentadora (NR) 9, sendo a sua redação inicial dada pela Portaria nº 25, de 29 de dezembro de 1994, da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho.
Esse programa visa estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores frente aos riscos dos ambientes de trabalho.
A importância do PPRA
Além de ser uma obrigatoriedade legal o PPRA também:
Melhora a qualidade, produtividade e condições de trabalho;
Previne possíveis ações judiciais decorrentes do aparecimento de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho evitando custos econômicos relacionados a processos jurídicos cíveis, trabalhistas e previdenciários.
Quem é obrigado a fazer o PPRA?
A elaboração e implementação do PPRA é obrigatória por lei para todos os empregadores e empresas que admitam trabalhadores como empregados. Não importa, nesse caso, o grau de risco ou a quantidade de empregados. Assim, tanto um condomínio, uma loja ou uma planta industrial, todos estão obrigados a ter um PPRA, cada um com sua característica e complexidade diferentes.
O que deve ser feito primeiro, o PPRA ou o PCMSO?
Ambos programas são de caráter permanente, portanto eles devem coexistir na sua empresa. No primeiro ano, entretanto, o PPRA deverá estar na frente para servir de base ao PCMSO
Como podemos ajudar
A Vida Care conta com os melhores profissionais para o desenvolvimento e implantação do PPRA na sua empresa.
Fases de implantação:
Antecipação e reconhecimento dos riscos (físicos, químicos e biológicos);
Medidas de controle dos riscos;
Níveis de ação preventiva;
Monitoramento qualitativo e quantitativo do ambiente;
Registro e divulgação dos dados;
Cronograma de execução das prioridades;
Desenvolvimento do documento base.