Tecnicas laboratoriais quimica an
Resumo
Este protocolo experimental teve como objectivo estudar a constituição da fracção cinza existente no alimento para cães, que foi obtida através da técnica de Weende. Nesta actividade experimental foi feita uma análise qualitativa e quantitativa dos seguintes elementos: cálcio (Ca); manganês (Mn); ferro (Fe); cobre (Cu); zinco (Zn); sódio (Na); potássio (K); crómio (Cr); cádmio (Cd); chumbo (Pb) e níquel (Ni). A técnica utilizada neste protocolo foi a espectrofotometria de absorção atómica de chama.
Introdução
Este protocolo experimental teve como objectivo estudar a constituição da fracção cinza existente no alimento para cães, que foi obtida através da técnica de Weende.
A técnica utilizada neste protocolo foi a espectrofotometria de absorção atómica. Trata-se de um método espectrofotométrico que se baseia no estudo da interacção entre a radiação e a matéria. Neste processo as amostras de cinza do alimento foram volatilizadas e decompostas por forma a produzir uma nuvem gasosa composta por átomos (atomização). Ao fazer atravessar um feixe de radiação de c.d.o. na banda do visível, apenas alguns desses c.d.o. vão ser absorvidos. Ao seleccionar a fonte de radiação para emitir radiação no c.d.o. adequado a cada um dos elementos a analisar, podemos avaliar a sua presença na amostra e recorrendo a alguns cálculos proceder à sua análise quantitativa. Esta fonte de radiação consiste numa lâmpada cuja aplicação de voltagem através dos eléctrodos promove a excitação do Ar presente no seu interior, formando-se Ar+, que embatem no cátodo feito do metal que se pretende analisar, libertando-se átomos, alguns excitados, que ao regressar ao estado fundamental, emitem radiação no c.d.o. adequado.
O espectrofotómetro é ainda composto por uma fonte de radiação, nebulizador, queimador, selector de c.d.o., detector e processador de