Titulação
Titulação é uma técnica laboratorial que se refere à análise química quantitativa efetuada para a determinação de concentrações.
É normal que pequenos erros ocorram no preparo de soluções, por se tratar de procedimentos experimentais. As causas comuns: o uso inadequado da vidraria, as falhas na determinação da massa e de volume e a utilização de reagentes de baixo grau de pureza, entre outras.
Numa titulação adiciona-se lentamente e com agitação, o titulante, que é o reagente de concentração conhecida, ao titulado, que é a substância de concentração desconhecida, até se detectar uma variação brusca de uma propriedade física ou química, provocada pela própria solução ou pela adição de um reagente auxiliar, conhecido como indicador. Este é o ponto final da reação completa entre o titulante e o titulado.
OBJETIVO
Determinar a concentração verdadeira de soluções através da titulação, usando o método direto (pesar o padrão conhecido e titular a espécie conhecida) ou o método indireto (medir o volume de uma solução conhecida e titular a espécie desconhecida).
MATERIAIS E MÉTODOS
Erlenmeyer 250 ml, Bureta, Suporte bureta, Becker, Balão volumétrico, Proveta, HCL, NaOH 0,1N, Fenolftaleína.
Foi medido 10,00ml de solução de ácido clorídrico na proveta e depois de colocado no erlenmeyer de 250ml, adicionando 20ml de água destilada e 2 a 3 gotas de fenolftaleína (indicador).
A bureta foi cheia com solução de NaOH (hidróxido de sódio), o nível do liquido, na marca zero da bureta.
Então foi adicionada gradualmente (gota a gota) a solução de hidróxido do sódio da bureta à solução de acido clorídrico contida no erlenmeyer, agitando continuamente com movimentos circulares até que a solução tornasse rosa. Este é o ponto de viragem, anotando assim o volume gasto de NaOH. E repetindo a titulação por mais três vezes e feito a média dos volumes gastos.
RESULTADOS E DISCUÇÕES
O trabalho proporcionou o conhecimento da concentração existes e através