relatorio cations grupo 1
Marcha Qualitativa Sistemática de Separação e Identificação de Cátions do Grupo I
1. Assunto
Marcha Qualitativa Sistemática de Separação e Identificação de Cátions do Grupo I.
2. Objetivo
Separação e Identificação dos Cátions do Grupo I, segundo Vogel perante uma amostra preparada pela mistura de volumes iguais de soluções de AgNO₃ 15,8 g/L, Pb(NO₃)₂ 16,0 g/L e Hg₂(NO₃)₂.2H₂O 14,0 g/L, através do método da semimicroanálise.
3. Introdução:
3.1 Analise Química Qualitativa
É a parte da Química Analítica que se preocupa com a identificação dos constituintes de uma amostra O procedimento para a identificação de uma espécie química consiste em provocar, na mesma, uma variação em suas propriedades, que possa ser facilmente observada e que corresponda com a constituição da dita substância. O agente de tal reação chama-se reagente, porque, geralmente, reage quimicamente com o produto que se deseja reconhecer.
As anotações obtidas em um experimento poderão permitir o tipo de análise qualitativa. Isso leva em conta a existência ou aparecimento de certa qualidade, esperada ou não. Por exemplo, vamos considerar um experimento que tenha por objetivo o estudo dos fenômenos químicos.
Colocando-se em contato determinadas substâncias, algumas das manifestações esperadas numa reação químicapoderão ser observadas:
Eliminação de um gás;
Formação de um precipitado;
Mudança de cor e aspecto;
Alteração da energia, com absorção ou liberação.
Essas manifestações são apenas qualitativas; sabe-se que a reação química aconteceu se uma ou mais de uma dessas manifestações aconteceu.
3.2 Técnicas de identificação: As principais técnicas ou escalas de trabalho usado na análise qualitativa são a macro, a semimicro e a micro análise. O principio geral dos esquemas de análise qualitativa consiste em:
a) Separar os íons em grupos formados por elementos que tenham propriedades em comum
b) Subdividir cada grupo em