Tecnicas de redação
NÍVEIS DE LEITURA DE UM TEXTO
A leitura de um texto nem sempre é coisa fácil. Existem textos que compreendemos perfeitamente com uma simples leitura e outros precisamos até mesmo, recorrer a alguma ajuda como um dicionário, uma gramática e/ou a pessoas que se interam do assunto proposto. E mesmo com os textos mais simples temos a dificuldade de fazer uma análise mais profunda, que por muitas vezes, garantem a unidade de um texto, ou seja, o seu sentido.
Conforme (FIORIN, 2007, 35), um bom texto será entendido após várias leituras:
Mas, quando se trata de um bom texto , por trás do aparente caos, há ordem. Quando, após várias leituras, encontra-se o fio condutor, a primeira impressão de desorganização cede lugar à percepção de que o texto tem harmonia e coerência.
Baseando-se nos estudos do Prof. Marcos Jaime, todo ato da leitura é composto por dois tipos de informações: INFORMAÇÃO VISUAL e INFORMAÇÃO NÃO VISUAL, sendo que a Informação Visual é aquela captada pelos olhos, necessária ao entendimento, mas não o suficiente. Já a Informação Não Visual são aquelas formadas pelo: contexto, pressuposições, implícitas e inferências.
Se lermos um texto, por exemplo, no campo da medicina, e não tivermos os conhecimentos dos termos técnicos usados no texto, certamente não decodificaremos o que o autor quis expressar, faltando portando a Informação Não Visual.
De forma a entender o texto em sua totalidade, a leitura deve ser dividida em três níveis:
* 1º Nível - Superficial: nesse nível observamos a superfície do texto, no que está escrito, com o intuito de perceber os significados mais concretos, chamamos de INFORMAÇÃO VISUAL, ou seja, 100% de objetividade. * 2º Nível - Intermediário: Fazer a relação entre os dados concretos (Informação Visual) e os dados não concretos (Informação Não Visual), seria a organização dos dados concretos num plano mais abstrato, temos então 50% de objetividade e 50% de