Tecnicas de programação orientada a objetos
Jundiaí, 15 de setembro de 2014.
Etec Vasco Antonio Venchiarutti
Técnico em Informática
Artigo desenvolvido e orientado pelo professor Roberto Melle.
Vinicius Del Vecchi da Silva 33 2ºM
João Victor Perreira 16 2ºM
Programação Orientada a Objetos
Atributos
Os atributos são valores únicos e formam a estrutura de dados de uma classe. Dentro de um objeto, são denominados como propriedades do objeto. Cada atributo da classe, ou propriedade do objeto possui um valor, este por sua vez, pode tomar a forma de uma variável ou uma função. Quando função torna-se um método.
Na forma de variáveis, os atributos são armazenadas em pares contendo nome-valor e possuem um tipo. Este tipo pode ser uma “string”, “número (inteiro ou float)” ou um “array” (coleção de dados).
Dentro da classe “Cars” temos, por exemplo, o atributo “model”, que pode ser do tipo String. A partir da criação deste atributo, todos os objetos, ou instâncias criadas a partir desta classe, poderão ter um atributo “model”.
Em Javascript, este é o trecho do código da classe “Cars” onde definimos seus atributos: this.model = model; this.manufacturingDate = manufacturingDate;
Podemos usufruir de dois tipos de atributos, os estáticos e dinâmicos. Atributos estáticos são atributos os que são definidos dentro do escopo da classe e não usufruem do construtor para setá-los. Já os atributos dinâmicos são setados através de parâmetros e definidos no objeto através do construtor.
Exemplo de atributo estático: function Cars() { this.wheels = 4;
};
Exemplo de atributo dinâmico: function Cars(wheels) { this.wheels = wheels;
};
No primeiro exemplo, estamos definindo que o atributo “wheels” da classe “Cars” é um valor estático, ou seja, já está definido dentro do seu escopo, e independente da instancia de objeto que fizermos, seu valor será 4.
Já no segundo exemplo, definimos o valor de wheels apenas