Tudo
Paradigma é um modelo imperativo de uma realidade.
Permite organizar ideias, com vista: Ao atendimento dessa realidade; À derterminação de qual é a forma de atuar sobre essa realidade;
Esse ‘modelo’, padrão ou estilo de programação suportado por linguagens que agrupam certas caracteristicas comuns. E uma linguagem de programação é um metodo padronizado para expressar instruções para um computador, é um conjunto de regras sintaticas e semânticas usadas para definir um programa de computador.
Caracteristicas:
Gramática e significados bem definidos [sintaxe: gramática(forma); semântica: significado]. Implementável (executável) com eficiência, “aceitável”. Universal: deve ser possível expressar todo problema computável.
Subcategorias dos Paradigmas:
Programação funcional
Linguagens de programação funcionais. Paralelismo.
Programação orientada a objetos
Diagramas da UML.
Linguagens de programação orientadas a objetos.
Tipos de Programação que os Paradigmas de Progamação esta contido: * Programação com restrições * Programação concorrente * Programação declarativa * Programação estruturada * Programação genérica * Programação imperativa * Programação literária * Programação orientada a aspecto * Programação Orientada a Atributo * Programação orientada a eventos * Programação procedural.
Um paradigma de programação fornece e determina a visão que o programador possui sobre a estruturação e execução do programa. Por exemplo, em programação orientada a objetos, programadores podem abstrair um programa como uma coleção de objetos que interagem entre si, enquanto em programação funcional os programadores abstraem o programa como uma sequência de funções executadas de modo empilhado.
Assim como diferentes grupos em engenharia de software propõem diferentes metodologias, diferentes linguagens de programação propõem diferentes paradigmas de programação. Algumas linguagens foram