Tecnicas de negociação
A arte de negociar salário é, segundo especialistas, um processo delicado e que exige do profissional preparo, consistência de informações e,principalmente, firmeza no que está pleiteando como remuneração ou aumento. Muitas pessoas ainda enfrentam relutância em falar da importância que o salário tem nas suas vidas. "Se fizerem a seguinte pergunta - Qual é a importância do dinheiro na sua vida? Muitas pessoas tremem de medo e não sabem o que dizer. É preciso ser sincero e não ter vergonha de dizer o quanto a questão salarial é importante, mas salientar também outras coisas, como a oportunidade de estar trabalhando naquela empresa, a ascensão profissional que terá nesta nova posição, entre outros aspectos". A dica de Flávio é: não minta.
Sim é preciso saber receber um “NÃO”
Segundo (Mario Fagundes gerente da pesquisa salarial da Catho). Há apenas duas respostas para o pedido de um aumento: sim ou não. Todos esperam pela primeira opção. No entanto é preciso estar preparado para receber qualquer uma delas. Não há como forçar a chefia a dar aumento. Se insistir muito, pede inclusive azedar o relacionamento com o gestor. O não, porém não é sinal de desistência é hora de saber ouvir as razões do chefe mantendo a calma, munido de bons argumentos e com informações concretas bem fundamentadas pode-se insistir (com cautela) em pedir o aumento.
Segundo Márcio Miranda (Presidente da Workshop Seminários Práticos e consultor especializado em Vendas e Negociação.) Não se deixe envolver pelo NÃO que acabou de receber. Procure manter a calma a mesmo quando seu chefe se mostrar irritado e nervoso. Não se esqueça de deixar o ego e o orgulho do lado de fora da sala de negociação. A humildade somada ao domínio próprio são indispensáveis em momentos como este, pois ao menor sinal de falta de controle, nervosismo, ansiedade, impaciência ou irritação colocaria tudo a perder.
Deixe a pessoa saber que você vai ouvir e procurar entender