Tecnicas de negociação
CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA
Reflexão sobre a abordagem Sistêmica na Negociação
Joinville
Abril/2013
Conceito de Negociação
Seguem quatro conceitos de outros autores:
Segundo Carlos Gil: “... negociação é a procura comum da regulação das divergências e é hoje, uma das funções mais importantes em qualquer esfera mercantilista...”.
Para Francisco Bernabeu: “... Negociação é um processo de comunicação interativo, no qual duas ou mais partes buscam um acordo, durante uma transação, para atender a seus interesses...”.
Para Junqueira: “... Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais...”.
Para Sebenius: “... Negociação é um processo de interação potencialmente oportunista, pelo qual duas ou mais partes, com algum conflito aparente, buscam fazer o melhor (acordo) através de ações decididas conjuntamente ao invés do que poderia ser feito por outras maneiras...”.
Todas essas opiniões nos levam de encontro a uma ideia central: a de que a Negociação é o elemento motivador, que leva interlocutores com pontos de vista divergentes (ou não) em busca de um acordo onde todos são beneficiados. A tônica da Negociação é a união de esforços para alcançarem o acordo ideal, conhecido como ganha-ganha.
NEGOCIAÇÕES EM FAMÍLIA, MAIS FÁCIL OU MAIS DIFÍCIL? Depois de expormos alguns casos vividos por nós, tendo como principal exemplo o que relatamos nesse trabalho, chegamos à conclusão de que, apesar de todas as diferenças e possíveis desentendimentos durante a vida, negociar em família é sempre mais fácil, pois as pessoas trazem consigo, na maioria das vezes, um histórico de carinho e afeto que proporciona às partes envolvidas