Manuntençao
Sistema de Alimentação
Funcionamento do Sistema de Alimentação
Nos veículos equipados com injeção eletrônica, o sistema de alimentação de combustível é formado pela bomba de combustível, filtro e regulador de pressão. Este conjunto tem a função de disponibilizar a quantidade ideal de combustível em todas as condições de funcionamento do motor. A bomba de acionamento elétrico aspira o combustível no tanque e fornece, por meio do filtro, combustível ao tubo distribuidor onde estão fixadas as válvulas de injeção.
Os bicos injetores (válvulas de injeção) pulverizam o combustível, formando uma mistura ar/combustível no coletor de admissão. Dependendo do sistema de injeção eletrônica do veículo, a bomba de combustível pode estar montada dentro ou fora do tanque de combustível, também chamadas como bomba “in-tank” ou “in-line”.
Em ambos os casos, o combustível aspirado do tanque passa primeiro por um pré-filtro antes de entrar na bomba de combustível. Se a bomba estiver dentro do tanque, o pré-filtro estará localizado na extremidade da bomba de combustível. O pré-filtro tem a função de filtrar o combustível antes de entrar na bomba e evitar que possíveis impurezas contidas no tanque comprometam seu perfeito funcionamento.
O pré-filtro da bomba de combustível é um componente fundamental para assegurar o perfeito funcionamento e a vida útil da bomba. Sendo assim, a Bosch recomenda a verificação periódica a cada 30 mil quilômetros e a troca obrigatória sempre que a bomba de combustível for substituída. Também é recomendada uma inspeção interna no tanque de combustível para avaliar possíveis impurezas que possam comprometer o perfeito funcionamento do sistema.
O filtro de combustível, outro importante componente do circuito, está instalado após a bomba elétrica. Sua função é manter livre de impurezas o combustível que será pulverizado pelas válvulas de injeção. A não realização da troca do filtro no período