Relações públicas
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES
[pic]
Curitiba
2013
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES
LYCRA
IDEIA INOVADORA
Trabalho Acadêmico apresentado como requisito parcial à obtenção de nota à matéria de Empreendedorismo em Comunicação I do curso de Comunicação Social habilitação em Relações Públicas. Orientador: Prof. Cicero Antonio Lira da Silva.
CURITIBA
2013
HISTÓRIA
O fio LYCRA® foi inventado em 1958 por uma equipe de cientistas, originalmente como um substituto para a borracha em espartilhos. Antes do fio LYCRA® ser inventado, os consumidores tinham que se conformar com as roupas caídas, folgadas, esticadas e agrupadas. Mas quando o cientista da DuPont Joe Shiver aperfeiçoou uma novo fio revolucionário - chamado K, tudo isso mudou.
Evolução da marca
Anos 60 - Nesta década, o fio LYCRA® revolucionou o modo que os tecidos poderiam ser usados. Nas roupas de praia, ele substituiu trajes de banho grossos e pesados por artigos de vestuário leves e de secagem rápida, como o biquíni. Em 1968, a equipe de esqui vencedora de medalha na Olimpíada da França se tornou as primeiras personalidades esportivas a usar trajes de esqui com o fio LYCRA® - uma tendência que logo se espalhou para outros esportes. Já na Olimpíada de 1972, os nadadores confiavam nas reluzentes e leves roupas com fio LYCRA®.
Anos 70 - O fio LYCRA® começou a causar um impacto no cenário da moda, como a febre da discoteca e o interesse pelo preparo físico fizeram das leggings e da roupa de malha colante o look do momento. As leggings e os jeans colantes com fio LYCRA® estão entre os visuais mais marcates e que descrevem a década.
Anos 80 - Mais da metade das meias em geral e das roupas íntimas