Tecnicas de negociação
Prof. Erivam Albuquerque erivamalbuquerque@yahoo.com.br Os conflitos nas Organizações
Os conflitos nas organizações podem ser gerados por situações como stress, medo das mudanças, falhas na comunicação e diferenças de personalidades. Sempre que existir uma diferença de prioridades ou objetivos, existirá um conflito. Os conflitos são naturais, e até desejáveis. Se não existissem em sua empresa, provavelmente significaria que os funcionários estão acomodados e sem real interesse em suas funções.
Transições no conceito de conflito
VISÃO TRADICIONAL
Todo conflito é ruim;
Considerado contraproducente, o conflito é sinônimo de violência, destruição e irracionalidade; O conflito é por definição prejudicial para a organização e deve ser evitado.
Transições no conceito de conflito
VISÃO DE RELAÇÕES HUMANAS
O conflito é ocorrência natural nos grupos e organizações; Por ser inevitável devemos aceitá-lo;
O conflito não pode ser eliminado e há ocasiões em que pode até ser benéfico para o grupo;
Transições no conceito de conflito
VISÃO INTERACIONISTA
Acredita que um grupo demasiadamente harmonioso, pacífico, cooperativo, está na iminência de tornar-se apático e sem condições de responder às necessidades de mudança e inovação; Encoraja os líderes a manter um nível mínimo constante de conflitos.
Expressão de conflitos
Não assertividade – forma comum das pessoas lidarem com conflitos que compreende a não disponibilidade para expressar pensamentos ou sentimentos em um conflito. Agressão direta – os comunicadores que utilizam-se dessa modalidade, acolhem a agressão direta, seja psicológica ou física. Agressão passiva – é mais sutil que a direta e ocorre quando o comunicador expressa hostilidade de uma forma obscura.
Expressão de conflitos
Comunicação indireta – transmite uma mensagem cheia de rodeios, visando evitar embaraços ao receptor, e possui maior clareza quanto ao seu objetivo.