Fundamento em auditoria
A auditoria é o instrumento de controle que avalia a qualidade do trabalho da equipe de enfermagem, sendo utilizada com o objetivo de melhorar a assistência prestada. Essa avaliação se dá por meio da analise das anotações de enfermagem, realizadas nos prontuários dos clientes (Setz e D’Innocenzo2009).
A auditoria é um sistema de revisão e controle, para informar a administração sobre a eficiência e eficácia dos programas em desenvolvimento, sendo capaz de associar a qualidade da assistência e os custos hospitalares. Ferreira e Braga (2008)
Para o exercício da auditoria é importante a construção de instrumentos que devem contemplar os objetivos de acordo com a estrutura de cada instituição, processo e resultado da assistência, definindo o caminho a percorrer para o alcance da qualidade(texto 3)
Mesmo com a apreensão desses conhecimentos, a revisão da
literatura permite observar que as dimensões conceitual, de
métodos, de finalidade e legislação da auditoria em enfermagem
permanecem com lacunas de compreensão, requerendo novas
investigações. (texto 3)
Esse sistema de revisão pode ocorrer de suas maneiras: retrospectiva ou recorrente. A auditoria retrospectiva é feita após a alta do paciente e utiliza o prontuário para avaliação. A auditoria recorrente é feita enquanto o paciente está hospitalizado ou em atendimento ambulatorial. As duas maneiras utilizadas apresentam um único objetivo, o de proporcionar ao cliente, a excelência na assistência prestada, por meio da avaliação criteriosa das anotações de enfermagem (Souza e Fonseca,2005).
Percebe-se assim que os registros de enfermagem possuem diversas finalidades, sendo uma das formas mais importantes de comunicação dentro da equipe de enfermagem, além de, estabelecer uma efetiva interação entre a equipe multidisciplinar envolvida no cuidado, servindo de base para a